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domingo, 21 de julho de 2013

Questão 06 - Quadro Complementar / Técnico da Marinha - 2012

Quadro Complementar / Técnico da Marinha
Resolução Questão 06 - Administração - 2012 - Prova Amarela

6) O componente da Cultura Organizacional que se constitui de crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos é

(A) a pressuposição básica.
(B) o valor compartilhado.
(C) o artefato.
(D) o valor básico.
(E) a atitude.

Resposta Comentada
(A) Pág. 175. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Pressuposições básicas. Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimento e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas, adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não-escritas nem sequer faladas.

Conceito das outras alternativas.
(B)
Valores compartilhados. Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. Por exemplo, na empresa DuPont, muitos dos cedimentos e produtos são resultados dos valores atribuídos à segurança. 

É que a organização foi criada pro um fabricante de pólvora para armas e não é nenhuma surpresa que tenha procurado fazer esse trabalho com total segurança através dos novos membros que ingressavam no negócio.

Os valores de segurança são traços fortes da cultura da DuPont, desde os tempos em que a pólvora era o núcleo principal de seus negócios.

(C)
Artefatos. Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços e os padrões de comportamentos dos membros de uma organização.

Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam sobre o que conversam, como se comportam, o que é importante e relevante para elas.

Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

(D)
O valor básico não é um nível da cultura segundo Chiavenato.

(E)
A atitude não é um nível da cultura segundo Chiavenato. 

De acordo com o autor toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

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