Dia e Hora Atual

Seja bem-vindo. Hoje é

Frases

domingo, 19 de abril de 2015

Questão 12 - Quadro Complementar / Técnico da Marinha - 2012

Quadro Complementar / Técnico da Marinha
Resolução Questão 12 - Administração - 2012 - Prova Amarela

12) Um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental é a motivação humana. Dentre as Teorias Motivacionais, que compõem a abordagem behaviorista, aquela que compara estilos opostos e antagônicos de administrar: tendo, de um lado, o estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática e, de outro, o estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, é denominada de teoria

(A) dos dois fatores de Herzberg
(B) X e Y de McGregor.
(C) das Expectativas de Vroom.
(D) da Hierarquia das necessidades de Maslow.
(E) das necessidades de McClelland.

Resposta Comentada
(B) Página 127. RENNO, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


A teoria X e Y de McGregor, uma das teorias mais simples e intuitivas no estudo da Administração, é também uma das mais cobradas em provas de concurso!

McGregor trouxe a ideia de que existem duas “maneiras” de se ver as pessoas. Essas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas. Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança).

Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!

Se o gestor tem essa visão negativa das pessoas, ele tende a ser mais fiscalizador e controlador, pois acredita que quando “virar as costas” o trabalhador parará de trabalhar. Ele irá tratar os subordinados de modo mais rígido e será autocrático (decidirá tudo sozinho), pois acha que o empregado não gosta de assumir responsabilidades e não consegue tomar decisões! Não delegará responsabilidades, porque acha que os funcionários são dependentes.

Essa visão seria mais “antiga” e adequada a uma organização em um ambiente estável e com um modelo burocrático de gestão.

Já a teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nessa situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.

A ideia é a de que as pessoas buscam assumir responsabilidades e desafios! Desse modo, o próprio empregado se controla, não havendo a necessidade de coerção!

Como o administrador acredita no potencial de seus subordinados, ele busca a participação deles, delega poderes para que eles assumam responsabilidades e cria um ambiente mais democrático e empreendedor no trabalho!

Essa teoria seria mais adequada a uma organização que esteja em um ambiente instável e dinâmico e que busque a inovação nos processos de trabalho. Hoje em dia, essa é a visão mais recomendada!

Teoria X

Teoria Y
- Pessoas não gostam de trabalhar.

- Pessoas devem ser ameaçadas e forçadas a atingir os resultados.

- Pessoas preferem não assumir responsabilidades, têm pouca ambição e buscam segurança.

- Maioria das pessoas não desgosta do trabalho.
- Pessoas são capazes de se autocontrolar e dirigir quando estão comprometidas.
- Pessoas buscam desafios e assumir responsabilidades.
- Pessoas são, em sua maioria, criativas e ambiciosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...