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domingo, 14 de julho de 2013

Questão 05 - Quadro Complementar / Técnico da Marinha - 2012

Quadro Complementar / Técnico da Marinha
Resolução Questão 05 - Administração - 2012 - Prova Amarela

5) Que ferramenta de gerenciamento de qualidade é utilizada principalmente no mapeamento e na padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores?

(A) Diagrama de dispersão.
(B) Fluxograma. 
(C) Estratificação.
(D) Carta de controle.
(E) 5W2H.

Resposta Comentada 
(E)


Esta ferramenta é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados à indicadores. É de cunho basicamente gerencial e busca o fácil entendimento através da definição de responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos associados.

Em resumo, o 5W2H é possível elaborar um plano de ação baseado na realidade, além de ser prático para gerenciamento de processos. Normalmente o gerente elabora o plano de ação para controlar as ações e prazos dos colaboradores incumbidos das tarefas.

O 5W2H representa as iniciais das palavras, em inglês, why (por que), what (o que), where (onde), when (quando), who (quem), how (como) e how much (quanto). Surgiu no mercado uma variação dessa ferramenta, que passou a ser chamar 5W3H, correspondendo o terceiro H a how many (quanto custa).
 
Conceito das outras alternativas.

(A)
O diagrama de dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados.

Também chamado de diagrama de correlação, é uma gráfico que pode ser utilizado para mostrar a possível relação entre duas variáveis. A concentração e o formato dos pontos permitem-nos analisar o relacionamento entre os dados e traçar um perfil de comportamento dessa relação.

Duas variáveis correlacionadas que podem, por exemplo, ser analisadas com o diagrama de dispersão são o número de horas extras em uma dada empresa e quantidade de erros cometidos em um determinado processo. Assim, pode-se verificar se o trabalho além do período regulamentar compromete a qualidade do processo em questão.


(B)
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequencia operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.


(C)
A estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. A estratificação permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema.

A ferramenta de estratificação tem como função analisar os dados para buscar oportunidades de melhoria, sempre utilizada nos casos cujos dados mascaram os fatos reais. Isto geralmente ocorre quando os dados registrados provêm de diferentes fontes, mas são tratadas igualmente sem distinção.



(D)
Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. 

O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

Percebam nas linha pintadas de vermelho, o que ultrapassá-la é considerado fora do padrão, ou melhor, fora do controle. No gráfico abaixo houve dois momentos em que isso ocorreu. No momento 14, no qual encontra-se abaixo do limite inferior de 73,9881 e no momento 18, no qual encontra-se acima no limite superior de 74,0143 conforme legenda.

Portanto o que estiver dentro deste parâmetro predeterminado será tolerável.

Esta ferramenta é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados à indicadores. É de cunho basicamente gerencial e busca o fácil entendimento através da definição de responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos associados. Em resumo, o 5W2H é possível elaborar um plano de ação baseado na realidade, além de ser prático para gerenciamento de processos. Normalmente o gerente elabora o plano de ação para controlar as ações e prazos dos colaboradores incumbidos das tarefas.
O 5W2H representa as iniciais das palavras, em inglês, why (por que), what (o que), where (onde), when (quando), who (quem), how (como) e how much (quanto). Surgiu no mercado uma variação dessa ferramenta, que passou a ser chamar 5W3H, correspondendo o terceiro H a how many (quanto custa).
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